Entrevista de emprego

Confira o relato

Nesta semana duas pessoas me procuraram para falar a respeito de um momento que costuma causar certa tensão em todo mundo – A entrevista de emprego. Engraçado que mesmo desejando muito este momento, seja por estar almejando a uma mudança na carreira ou pela necessidade de se recolocar no mercado, ele causa tensão. Uma das pessoas que me procurou, uma menina de 18 anos, vai passar pela primeira entrevista de emprego.
O outro, um rapaz de 28 anos, com 6 anos de experiência e recém contratado por uma grande empresa, convidado para uma nova oportunidade de mudança na carreira. Ambos vivendo um momento de tensão preocupados com duas perguntas, presentes em quase todas as entrevistas: Quais são suas qualidades? Quais são seus defeitos?
Percebo que independentemente da idade ou do tempo de experiência, nunca temos a certeza do que responder nesta hora.

Pois bem, a dica é uma só para os dois casos. Seja verdadeiro nas suas colocações, mas lembre-se que ao falar de suas qualidades, modéstia é importante. Vai falar de uma qualidade sua, cite-a, mas esteja preparado para a réplica: Por quê? Ao se explicar cuidado para não se “achar demais”. Seja igualmente verdadeiro ao falar de algum defeito. Cuidado com frases do tipo “sou muito perfeccionista” ou ainda “costumo me cobrar demais”. Isto está longe de ser o que o entrevistador deseja ouvir.

Quando falar de algum defeito, além de ser verdadeiro, você precisa ser claro sobre o que está fazendo mudar isto. Se, por exemplo, você tem dificuldades para acordar cedo e costuma chegar atrasado, o que você tem feito para mudar? Ou ainda, se ao ouvir um ‘não’ para alguma ideia que você apresenta lhe deixa frustrado, como você tem trabalhado para deixar de se sentir assim?

Além de querer lhe conhecer um pouco mais, o entrevistador quer saber de que forma suas qualidades e seus defeitos (que eu prefiro chamar de pontos de melhoria), podem impactar no dia a dia da equipe que você poderá integrar em breve.
Mas não tem jeito. Este é um momento só seu, portanto prepare-se, aja com naturalidade e cuidado com histórias mirabolantes seja para falar das qualidades ou dos pontos de melhoria.

Boa sorte e sucesso!

Copyright © 2020 Sidnei Santos Consultoria. Todos os direitos reservados.